Levantamento do jornal O Estado de São Paulo destaca as ausências do deputado paraibano na Câmara dos Deputados.
O deputado federal paraibano Damião Feliciano (União Brasil) foi apontado como um dos parlamentares mais faltosos no primeiro semestre de 2024, de acordo com um levantamento nacional divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo. O estudo revelou que Feliciano registrou três ausências não justificadas e cinco ausências justificadas, comparecendo a 39 sessões da Câmara durante o período analisado.
O levantamento também destacou o caso do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), que lidera a lista de ausências não justificadas. Brazão, que está preso desde março após ser apontado como um dos mandantes do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco (PSOL) em 2018, não compareceu a diversas sessões no primeiro semestre deste ano.
Esses dados apontam para um desafio persistente no Congresso Nacional quanto à regularidade da presença dos deputados federais nas sessões, refletindo diretamente na eficiência e na responsabilidade legislativa esperadas de representantes eleitos. A presença constante é crucial para a adequada representação dos interesses da população e para a eficácia do processo legislativo brasileiro.