Médica Ana Helena Germoglio integra equipe que acompanha recuperação do presidente no Sírio-Libanês.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi internado às pressas na noite desta segunda-feira (9) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde passou por uma cirurgia emergencial. Atualmente, ele está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sob os cuidados de uma equipe médica liderada por Roberto Kalil Filho e acompanhada pela infectologista paraibana Ana Helena Germoglio.
Ana Helena, de 44 anos, é natural de João Pessoa e formada em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ela se especializou em infectologia durante residência na Universidade de Brasília (UnB) e passou a morar na capital federal em 2005.
A médica foi convidada para integrar a equipe de saúde do presidente pelo ortopedista Cléber Ferreira, responsável pela saúde de Lula em mandatos anteriores. “Foi um convite irrecusável. Nunca vislumbrei esse cargo, mas, para qualquer pessoa, servir ao presidente Lula é uma oportunidade única”, declarou Ana Helena em entrevista ao portal Metrópoles em 2023.
Antes de assumir essa posição, a paraibana atuou no Hospital Alvorada, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e como professora de pós-graduação em Brasília. A equipe médica monitora de perto o estado de saúde do presidente, que segue em recuperação no hospital.