Lula decreta luto de 7 dias no Brasil pela morte do Papa Francisco

COMPARTILHAR

Presidente lamenta a perda e exalta legado de amor, tolerância e solidariedade do pontífice argentino


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou, nesta segunda-feira (21), luto oficial de sete dias no Brasil em homenagem à morte do Papa Francisco, falecido nesta madrugada no Vaticano, aos 88 anos. Jorge Mario Bergoglio, o primeiro papa sul-americano da história, liderou a Igreja Católica por quase 12 anos, marcando seu pontificado por mensagens de acolhimento, simplicidade e justiça social.

Francisco morreu às 7h35 (horário de Roma), o que corresponde a 2h35 da madrugada no horário de Brasília. O pontífice argentino, que assumiu o cargo em março de 2013, foi o 266º papa da Igreja e o primeiro jesuíta a comandar o Vaticano. Sua escolha como sucessor de Bento XVI ocorreu no segundo dia do conclave, e o próprio Francisco revelou, anos depois, que inicialmente relutava em aceitar a missão.

Em nota oficial, Lula lamentou a perda e destacou o impacto global do papa. “A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, afirmou.

O presidente também destacou a inspiração do pontífice na oração de São Francisco de Assis. “Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados.”

O decreto de luto determina que bandeiras sejam hasteadas a meio-mastro em repartições públicas federais e representa o reconhecimento oficial do governo brasileiro à relevância do líder religioso que conquistou respeito em todo o mundo, inclusive entre não católicos, por sua postura ética, humilde e voltada aos mais pobres.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

plugins premium WordPress