Engenheiro civil com experiência no setor de telecomunicações assume o cargo após indicação do União Brasil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse, nesta quinta-feira (24), a Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações. A solenidade ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília.
Frederico é natural de Pernambuco e reside atualmente em João Pessoa. Ele é graduado em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco (UPE) e acumula mais de 26 anos de experiência no setor de telecomunicações, sendo 21 anos dedicados à operadora Oi, em funções de liderança nas áreas de operações, planejamento, regulação institucional e comercial. Desde maio de 2023, estava à frente da Telebras.
A nomeação foi feita após o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) recusar o convite para o cargo. A indicação de Frederico de Siqueira Filho foi apresentada pelo partido União Brasil ao presidente Lula.
Frederico assume a pasta no lugar de Juscelino Filho, que deixou o cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeitas de irregularidades envolvendo a destinação de emendas parlamentares. Juscelino reassumiu o mandato de deputado federal após a exoneração.
A chegada de Frederico de Siqueira Filho ao Ministério das Comunicações mantém a representação do União Brasil no primeiro escalão do governo federal.