Moraes pede a Zanin que marque julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe; julgamento pode começar em setembro

COMPARTILHAR

Ação penal contra ex-presidente e aliados do núcleo político está pronta para ser pautada na Primeira Turma do STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou ao presidente da Primeira Turma da Corte, Cristiano Zanin, que marque o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e demais réus do núcleo político 1, acusados de envolvimento na tentativa de golpe de Estado investigada pela Polícia Federal.

Em despacho oficial, Moraes afirmou que o processo está pronto para ser incluído em pauta, com todas as diligências cumpridas e as alegações finais apresentadas tanto pela Procuradoria-Geral da República (PGR) quanto pelas defesas dos acusados.

“Considerando o regular encerramento da instrução processual, o cumprimento de todas as diligências complementares deferidas, bem como a apresentação de alegações finais pela Procuradoria-Geral da República e por todos os réus, solicito ao excelentíssimo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, dias para julgamento presencial da presente ação penal”, diz o documento.

A expectativa no Supremo é de que o julgamento tenha início já em setembro. A ação envolve, além de Bolsonaro, militares, ex-ministros e ex-assessores próximos, considerados peças-chave na articulação do suposto plano para subverter o resultado das eleições de 2022.

COMPARTILHAR

Leia tambem: