Presidente está com cognição perfeita e volta a Brasília para retomar agenda de trabalho, mas com restrições a exercícios físicos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma tomografia na cabeça na manhã desta quinta-feira (19) que confirmou sua boa recuperação pós-operatória, segundo a equipe médica. O exame mostrou que o presidente está com a cognição “perfeita” e sem sinais do hematoma que motivou a cirurgia anterior. Com a alta médica, Lula está liberado para retornar a Brasília e retomar suas atividades de trabalho.
“O exame está melhor até. O estado geral dele é bom, e a equipe médica o liberou para ir a Brasília no dia de hoje. Ele deve ir mais tarde. A dra Ana [Helena Germoglio] vai acompanhá-lo em Brasília nas próximas semanas, onde fará exames de controle”, informou o médico Roberto Kalil. Ele também destacou que a tomografia foi realizada apenas como parte do protocolo de controle pós-cirúrgico.
A única restrição para o presidente é em relação a atividades físicas. “Ele pode trabalhar normalmente, mas está orientado a evitar exercícios físicos durante a recuperação,” reforçou Kalil.
De acordo com a médica Ana Germoglio, Lula deve passar o Natal e o Ano Novo em Brasília. Novos exames estão programados para daqui a dez dias para acompanhar a evolução da recuperação. Por enquanto, as viagens internacionais continuam suspensas.