Matheus Nachtergaele é homenageado na Paraíba e se declara ao estado: “O sertão eu percorri pela alma”

COMPARTILHAR

Ator recebe Medalha Augusto dos Anjos e reforça laços afetivos e culturais com o povo paraibano.

A Paraíba voltou a ocupar um lugar especial no coração de Matheus Nachtergaele. Em uma solenidade marcada por emoção e reconhecimento, o ator recebeu, nesta quarta-feira (22), a Medalha Augusto dos Anjos — maior honraria cultural concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A homenagem, proposta pelo deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos), celebrou a contribuição artística de Nachtergaele à cultura nacional e, especialmente, sua intensa ligação com o Nordeste.

Imortalizado na memória coletiva por sua atuação como João Grilo no clássico O Auto da Compadecida, o ator relembrou com carinho sua trajetória ao lado da obra de Ariano Suassuna e o impacto de ter filmado em Cabaceiras, o emblemático cenário caririzeiro apelidado de “Roliúde Nordestina”. “Tudo isso é um presente que eu ganhei do João Grilo. E, talvez mais profundamente, de Ariano Suassuna, que foi meu amigo”, declarou, comovido.

Paulistano, com raízes familiares belgas, Nachtergaele afirmou ter sido “recrutado pelo cinema brasileiro para percorrer o Nordeste”. Mais do que locações, os papéis lhe abriram portas para uma conexão visceral com a região: “É como se eu conhecesse o Nordeste por dentro de mim. O sertão eu percorri pela alma, pelos papéis. E João Grilo talvez seja o maior personagem cômico da dramaturgia brasileira”, disse, ressaltando o peso simbólico do personagem.

Ao final do discurso, o ator lembrou outros momentos de acolhimento que viveu na Paraíba, como quando recebeu o título de cidadão taperoense. Ao agradecer à ALPB e ao povo paraibano, classificou a Medalha Augusto dos Anjos como “uma das homenagens mais bonitas que a cultura pode receber”. E finalizou com um gesto de pertencimento: “Me sinto parte dessa terra.”

COMPARTILHAR

Leia tambem: