Nota de Solidariedade ao Jornalista Milton Figueiredo – Por Clauber Beserra

COMPARTILHAR

A liberdade de imprensa é um dos pilares fundamentais da democracia, e qualquer tentativa de silenciá-la deve ser tratada com o mais absoluto repúdio por toda a sociedade.

Diante da recente condenação do jornalista Milton Figueiredo, por expressar sua opinião crítica em relação à administração municipal de Campina Grande, manifestamos nossa integral solidariedade ao profissional, reconhecido por sua trajetória ética e combativa no jornalismo paraibano.

É inaceitável que, em pleno século XXI, jornalistas sejam processados e condenados por exercerem seu papel constitucional de fiscalizar o poder público e denunciar seus abusos. Chamar uma gestão de “louca e megalomaníaca” é uma opinião política, não um crime. Criminalizar esse tipo de manifestação é instaurar um perigoso precedente de censura judicial contra a liberdade de expressão.

O prefeito Bruno Cunha Lima, chefe de um grupo político que domina a cidade há mais de quatro décadas, precisa entender que o contraditório faz parte da vida pública. Quem se propõe a governar precisa saber conviver com elogios e críticas — especialmente quando estas apontam erros da gestão, e não ofensas pessoais.

Lamentamos profundamente o silêncio das entidades que deveriam se levantar em defesa do jornalista e da liberdade de imprensa. É justamente nesses momentos que o apoio público se faz indispensável.

Reiteramos nosso apoio a Miltinho e nos somamos àqueles que não se calam diante de mais um ataque à liberdade de expressão. A crítica incomoda, sim — mas calá-la é o primeiro passo rumo ao autoritarismo.

Democracia se faz com liberdade. Jornalismo se faz com coragem. E Milton Figueiredo não está sozinho.

Clauber Beserra editor do Portal ComunicaPB

COMPARTILHAR

Leia tambem: