Em discurso de posse, novo desembargador destaca a importância do judiciário na proteção dos direitos fundamentais.
O promotor de justiça Francisco Seráphico da Nóbrega Filho foi empossado, nesta terça-feira (22), como desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), ocupando a vaga do Quinto Constitucional do Ministério Público. Em seu discurso, Seráphico reforçou o papel do judiciário como defensor dos direitos e garantias fundamentais e ressaltou a responsabilidade de seu novo cargo.
“Mesmo com críticas, o poder judiciário se mantém como uma trincheira do estado democrático de direito e instrumento de proteção dos direitos fundamentais. Agradeço primeiramente a Deus, que faz infinitamente mais do que pedimos ou pensamos”, disse o novo desembargador.
Formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2002, Seráphico destacou sua consciência sobre a responsabilidade de atuar como desembargador e a oportunidade de aprender com seus novos colegas. “Assumo com plena consciência do peso desse cargo e com a disposição de honrar as tradições dessa casa, colaborar na busca pela melhor prestação jurisdicional”, declarou.
Durante a cerimônia, o novo desembargador recebeu homenagens do procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, e de Jaldemiro Rodrigues de Ataíde Júnior, representante da OAB-PB. Ambos destacaram a competência de Seráphico e a importância de sua atuação para o fortalecimento da justiça na Paraíba.
Perfil do Novo Desembargador
Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho nasceu em Salvador (BA), em 24 de julho de 1979. Ele é graduado em Direito pela UFPB, com especialização em Direito Processual pela Universidade Potiguar (UNP) e mestrado em Direitos Humanos pela UFPB. Ingressou no Ministério Público da Paraíba em 2003, atuando como promotor de Justiça em várias cidades do estado. Seráphico foi procurador-geral de Justiça por dois mandatos consecutivos, eleito com mais de 90% dos votos da categoria.