João Pessoa perde espaço entre as capitais mais arborizadas do Brasil, revela IBGE

COMPARTILHAR

Cidade que já foi considerada “uma das mais verdes do mundo” agora tem apenas 53,2% das vias com árvores, queda de 25 pontos desde 2010.

Dados divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que João Pessoa sofreu uma forte queda no índice de arborização urbana, conforme a Pesquisa de Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, parte do Censo 2022.

De acordo com o levantamento, apenas 53,2% das vias urbanas da capital paraibana possuem ao menos uma árvore. Em 2010, o número era de 78,4%. Com isso, João Pessoa caiu para a 17ª posição no ranking de arborização entre as capitais brasileiras.

Embora o título nunca tenha sido oficialmente reconhecido, João Pessoa já foi popularmente considerada a “segunda cidade mais verde do mundo”, por conta da grande presença de áreas arborizadas. Os novos dados, no entanto, revelam um cenário de retração na cobertura vegetal urbana.

No topo do ranking nacional está Campo Grande (MS), com 91,4% das vias arborizadas, seguida por Goiânia, Palmas, Curitiba, Brasília e Porto Alegre.

A pesquisa leva em consideração a presença de pelo menos uma árvore nas ruas onde estão localizados os domicílios urbanos, servindo como indicador da infraestrutura verde e da qualidade ambiental nas cidades. A queda expressiva no índice de João Pessoa acende um alerta sobre a preservação de áreas verdes e o planejamento urbano sustentável na capital.

COMPARTILHAR

Leia tambem: