Moraes dá 24 horas para Bolsonaro explicar fotos com tornozeleira e ameaça prisão por descumprimento de medidas

COMPARTILHAR

Ministro do STF cobra justificativa sobre imagens divulgadas por aliados nas redes sociais e alerta para violação das cautelares.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 24 horas para a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) explicar a divulgação de fotos em que ele aparece exibindo a tornozeleira eletrônica, imposta pela Justiça desde a última sexta-feira (18). As imagens, publicadas por aliados nas redes sociais, levantaram suspeitas de descumprimento das medidas cautelares.

Moraes destacou que, caso a defesa não apresente justificativas plausíveis, poderá ser avaliada a decretação de prisão por violação das restrições, que incluem proibição de entrevistas, produção de conteúdo público e manifestações indiretas, inclusive por terceiros.

Além do monitoramento eletrônico, Bolsonaro está submetido a recolhimento domiciliar das 19h às 6h nos dias úteis e confinamento total nos fins de semana. As medidas foram aplicadas após a Polícia Federal apontar supostas articulações políticas internacionais para pressionar o STF e tentar conter a ação penal que investiga Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado.

A Procuradoria-Geral da República já pediu a condenação do ex-presidente por chefiar uma organização criminosa armada, o que pode render penas superiores a 40 anos. A crise política ganhou contornos internacionais após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, mencionando o processo contra Bolsonaro como um dos fatores para a retaliação.

COMPARTILHAR

Leia tambem: