Papagaio furtado da Bica é resgatado pela Guarda Civil em comunidade de João Pessoa

COMPARTILHAR

Ave foi localizada no bairro do Roger; ação envolveu trabalho de inteligência e patrulhamento. Arara-vermelha já havia sido recuperada na sexta-feira.

A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa recuperou, nesta segunda-feira (7), um papagaio que havia sido furtado do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, na madrugada do último domingo (29). A ave foi localizada na comunidade do “S”, no bairro do Roger, durante uma ação que envolveu patrulhamento estratégico e trabalho de inteligência.

O animal, que integra o acervo do parque e é protegido por legislação ambiental, foi encontrado em boas condições e encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), do Ibama, no município de Cabedelo. O objetivo é avaliar o estado de saúde da ave antes de seu retorno ao recinto.

A ocorrência faz parte de uma dupla invasão. Segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), o criminoso acessou o parque pela mata, rompeu a proteção de um dos recintos e levou duas aves: o papagaio agora recuperado e uma arara-vermelha — espécie ameaçada de extinção — que foi resgatada na sexta-feira (4).

O secretário da Semam, Welison Silveira, lamentou o episódio e classificou o furto como um ato “reprovável e lamentável”.

— A Bica é um espaço dedicado à educação ambiental, ao lazer e à preservação. Esses animais fazem parte de um trabalho maior de conscientização e respeito à fauna silvestre. Furtar aves de um parque público é um crime contra o meio ambiente e contra toda a sociedade — destacou.

A identidade do autor do crime ainda não foi descoberta. A Guarda Civil segue com as investigações para localizar o responsável e impedir novas ocorrências semelhantes no espaço, que é um dos principais pontos turísticos e ambientais da capital paraibana.

COMPARTILHAR

Leia tambem: