Propagandas irregulares lideram queixas; São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os estados com maior número de registros.
No início da campanha eleitoral para as eleições municipais de 2024, o aplicativo Pardal registrou um total de 4.396 denúncias até a noite de segunda-feira (19), com a maioria proveniente de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A propaganda eleitoral, que começou na sexta-feira (16), viu um número significativo de queixas, especialmente relacionadas a irregularidades na propaganda de candidatos a vereador, que totalizaram 2.196 denúncias.
O aplicativo Pardal, atualizado para esta eleição, está disponível gratuitamente para download nas principais lojas de aplicativos. Ele é destinado exclusivamente para denúncias de propaganda eleitoral irregular. Para questões relacionadas à desinformação eleitoral ou outros crimes eleitorais, o aplicativo direciona os usuários para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade) ou para o Ministério Público Eleitoral.
Para denúncias adicionais de desinformação, os eleitores podem utilizar o serviço SOS Voto, através do número 1491.