Deusdete Queiroga diz que cenário é “claro” e que grupo marchará unido com vice-governador; eventual chapa daria ao PSB duas vagas majoritárias.
O secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga, afirmou nesta segunda-feira (11) que o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) será candidato ao governo estadual nas eleições de 2026. Em entrevista ao programa Hora H, da TV Norte Paraíba, ele disse considerar “clara” a decisão do governador João Azevêdo (PSB) de renunciar ao cargo para disputar uma vaga no Senado.
“A decisão do governador está clara. Ele vai sair para disputar o Senado e tem deixado claro. Ele imagina em sair para ser candidato ao Senado e, com isso, assume Lucas Ribeiro, que já disse que será candidato à reeleição. Como o governador está nessa intenção, vamos marchar com a candidatura de Lucas”, declarou.
Queiroga, que chegou a ter o nome cogitado para a sucessão de Azevêdo, avaliou que a “tendência” de renúncia do governador consolida o apoio do grupo à reeleição de Lucas, considerado um nome com “viabilidade” eleitoral. Se Azevêdo permanecesse até o fim do mandato, segundo ele, o PSB poderia lançar um candidato próprio.
O secretário também não descarta voltar à disputa eleitoral, possivelmente como vice na chapa de Lucas. “Nesse agrupamento eu topo qualquer coisa. Não sou candidato a vice, isso nunca foi especulado. Mas, evidentemente, se chegar a esse tempo e se vier, será honroso compor ao lado de Lucas Ribeiro”, disse.
O arranjo em discussão prevê que o PSB ocupe duas vagas na chapa majoritária: a de senador, com João Azevêdo, e a de vice-governador.
Impasse com Cícero Lucena
Questionado sobre as articulações do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), com setores da oposição — incluindo o PSDB, adversário histórico —, Deusdete foi crítico. “Eu não ficaria feliz de ver essa imagem. Nem a Paraíba ficaria feliz com isso. Cícero recebeu apoio do PP, PSB, Republicanos… essas pessoas [da oposição] votaram contra ele”, disse.
Integrante do Diretório Estadual do PSB, o secretário afirmou que espera um entendimento entre Cícero e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, líder do PP na Paraíba. “Não gostaríamos de perder. Quem gostaria de perder uma liderança como a do prefeito da Capital, reeleito e com uma aceitação muito alta? Continuo acreditando muito que a gente vá conseguir esse consenso.”
Com o anúncio público de Deusdete Queiroga, a corrida eleitoral na Paraíba ganha contornos mais definidos, embora a costura política entre aliados e a relação com Cícero Lucena ainda sejam pontos de atenção para a base governista. As articulações dos próximos meses dirão se a unidade pregada pelo secretário se manterá até 2026.